Apresentação do Observatório RAEL

APRESENTAÇÃO

Escola de Estudos Avançados do RAEL
Observatório das Relações Raciais no Ensino de Línguas

O Observatório das Relações Raciais no Ensino de Línguas (ORREL), coordenado por Gabriel Nascimento dos Santos na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), constitui uma iniciativa estratégica de enfrentamento ao racismo no ensino de línguas, sendo uma das primeiras iniciativas nacionais nessa área. O observatório articula as dimensões de ensino, pesquisa e extensão. Com apoio do CNPq e participação de pesquisadoras e pesquisadores de oito países, o Observatório do RAEL propõe o desenvolvimento de políticas linguísticas críticas, antirracistas e decoloniais, ao mesmo tempo em que estrutura formações, articulações institucionais e ações transformadoras no campo da educação, da educação para as relações raciais e no ensino de línguas. Sua atuação inclui a oferta de cursos, como a Especialização em Antirracismo no Ensino de Línguas, bem como diversos outros cursos, e a criação de espaços formativos inovadores, como residências, escolas de verão/inverno e cursos afrocentrados.

A Escola de Estudos Avançados é um encontro anual do Observatório que conta com um convidado externo, com aulas dedicadas a temas ligados ao antirracismo, à produção do conhecimento afrocentrado e à descolonização do conhecimento. Nesta edição, a ministrante do curso será a Ialorixá Alba Cristina Soares, mãe Darabi, líder do Ilê Axé Odé Omopondá Aladê Ijexá.

Além disso, o encontro contará com apresentação de trabalhos por membros do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Racismo, do Projeto PET-AFRO- Observatório das relações raciais nas políticas educacionais no Sul da Bahia (Capes/MEC), Grupo Exu nas escolas: Rede de professores antirracistas de Axé na implementação da PNNERQ, vinculado ao Programa Luiz Alberto Oliveira Gonçalves de Extensão em Políticas Educacionais de Equidade Racial – AFROEXT (MEC/SECADI), e da Especialização em Antirracismo no Ensino de Línguas.